Fotografo: Reprodução
...
Sem Legenda

Os índices de criminalidade no Círio deste ano apresentaram redução de 90% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), divulgados nesta segunda-feira (14). 

O saldo positivo, de acordo com o órgão de segurança, é um reflexo da “Operação Círio”, que contou com o esforço integrado das forças de segurança do Estado que compõe o sistema de segurança pública. "Mais de 9 mil agentes, distribuídos por cada ponto das procissões da quadra nazarena e na entrada da cidade, foram envolvidos na maior operação do ano, com objetivo de proporcionar aos romeiros e turistas um dos Círios mais tranquilos e seguros de últimos anos", ressaltou a instituição.

Entre os principais índices apontados podem ser destacados os homicídios, que tiveram uma redução de 90% dos casos, com 10 em 2018 e apenas um registrado neste ano; e o crime de roubo, que teve mais de 60% de queda, tendo 453 casos em 2018 e 151 registrados na Região Metropolitana do Estado, em 2019.

O secretário de segurança pública Ualame Machado destacou o sucesso da operação, que iniciou no dia 8 de outubro e continuará até o dia 28, quando se encerra a festividade da quadra Nazarena. “Estamos trabalhando no planejamento desta operação desde o início do ano, ajustando e coordenando de forma conjunta com as demais instituições que compõe a segurança pública para que tudo saísse conforme o planejamento traçado. Nosso objetivo maior era garantir a segurança da população paraense e dos turistas que vêm até o nosso Estado prestigiar a maior festa de fé e religiosidade do mundo”, afirmou.